Prevenção da Saúde


A importância do selênio em sua dieta

19/11/2013 / Autor: http://blogvs.ssbeneficios.com.br


Sabe qual é a importância do selênio para o nosso organismo? Continue lendo, pois este é um nutriente com muitos benefícios.

O selênio é um mineral representado na tabela periódica pelo símbolo Se e é essencial para a nossa dieta, ajudando a prevenir doenças graves e a retardar o envelhecimento. Isso ocorre devido ao seu alto poder antioxidante, que diminui a formação de radicais livres, causadores do envelhecimento.

Além de retardar o envelhecimento, o selênio age na glândula tireoide – influenciando diretamente o desenvolvimento do corpo – e nos músculos. Existem estudos que sugerem que pessoas que consomem dietas ricas em selênio têm uma incidência significativamente menor de câncer e doenças vasculares.

Dentre os alimentos com alta concentração de selênio, a castanha do Pará é a estrela, embora outras sementes também contenham o mineral, como as de trigo e girassol. Fígado bovino, salmão, milho e cogumelos também são excelentes fontes do nutriente.

A dose diária recomendada é de 55mcg para mulheres e 70mcg para homens. É importante mencionar que a falta do nutriente no corpo pode causar dores, fraqueza muscular, fadiga e manchas brancas nas unhas, mas não se preocupe, pois é muito fácil adquiri-lo com uma alimentação saudável.

Bom apetite!


Fonte: http://blogvs.ssbeneficios.com.br/