Prevenção da Saúde


Crianças hiperativas: como lidar ?

13/11/2013 / Autor: http://blogvs.ssbeneficios.com.br


É saudável que as crianças sejam bem ativas, que brinquem e sejam curiosas. Mas, algumas podem ser excessivamente agitadas, por vezes bagunceiras e apresentar dificuldade de concentração. Esses sinais combinados podem indicar uma criança hiperativa.

Tecnicamente conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esse distúrbio é um dos mais comuns em crianças em idade escolar. Ele é muitas vezes confundido com “malcriação”, o que impede que se dê o tratamento adequado. Por isso, é muito importante observar se o comportamento do seu filho, tanto em casa como na escola, vai além da mera agitação comum aos pequenos.

Além de muito ativa, a criança com TDAH normalmente tem dificuldade de se concentrar e de aprender. Ela passa pouco tempo realizando uma atividade, alternando as brincadeiras com frequência, pois logo se cansa de qualquer ação. Quem sofre do problema também costuma ter distúrbios de sono e apresenta um mau humor corriqueiro.

Ao perceber esses sintomas, é fundamental que o diagnóstico seja realizado por um especialista, que poderá avaliar se o pequeno tem TDAH ou é apenas um pouco mais agitado. Assim, você poderá aprender qual a melhor maneira de lidar com o pimpolho e educar o seu filho – e, também, se há a necessidade de acompanhamento médico. Com a orientação adequada, a criança saberá como contornar as situações a ela impostas, seja em casa ou na escola, garantindo um melhor aproveitamento no aprendizado e no seu desenvolvimento social.

FONTE: http://blogvs.ssbeneficios.com.br/