Prevenção da Saúde


Veja 20 dicas para melhorar sua alimentação

10/11/2020 / Autor: https://belezaesaude.com


Uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas. Uma boa dieta deve ser variada e por isso rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.

Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de proteínas, gorduras boas, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantesvitaminas e minerais. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Quanto mais variada for a alimentação, melhor. Tudo deve ser consumido em moderação, nada em excesso.

  1. 1-Inclua alimentos anti-inflamatórios na sua dieta, eles podem te livrar de várias doenças.
  2. 2-Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.
  3. 3-Inclua de 1 a 2 porções de frutas diariamente.
  4. 4-Com relação às carnes, tente variar os tipos durante a semana (peixe, frango, peru, contrafilé, porco) e de preferência consuma apenas uma vez ao dia.
  5. 5-Inclua gorduras saudáveis como coco, abacate, mateiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3.
  6. 6-Para lanchinhos intermediários opte por: batida de abacate com cacau, mix de castanhas, frutas, uva passas, batida de frutas vermelhas, chocolate acima de 70% de cacau.
  7. 7-Ao invés do açúcar refinado, utilize xilitol, açucar de coco ou melado.
  8. 8-Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais suco verde, chás, suco de fruta e água.
  9. 9-O café é muito saudável, mas não exagere; tome no máximo 3 xícaras ao dia.
  10. 10-Quer deixar de consumir algum alimento? Não compre-o! (simples, mas funciona)
  11. 11-Tome pelo menos 1,5 litro de água ao dia.
  12. 12-Antes de tomar o café da manhã, tome um copo de água com meio limão em jejum.
  13. 13-Gosta de comer um docinho? Pode comer, mas inclua fibras na alimentação. As fibras ajudam absorver o açúcar do organismo. Ou opte por doces caseiros como por exemplo brigadeiro com cacau.
  14. 14-Se não puder comer o feijão diariamente, substitua por lentilha ou grão-de-bico.
  15. 15-Não se esqueça de ter uma dieta rica em proteínas. A proteína é super importante para o bom funcionamento do corpo.
  16. 16-Inclua legumes e verduras nas principais refeições.
  17. 17-Em relação a óleos para cozinhar, troque os óleos vegetais por óleo de coco, ghee ou manteiga.
  18. 18-Inclua alho e cebola sempre na sua alimentação; essa dupla evita inúmeras doenças.
  19. 19-Inclua suplementos anti-inflamatórios como por exemplo o resveratrol.
  20. 20-Além de se alimentar bem, uma dica superimportante é a atividade física. Caminhe pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos: essa atitude melhorará muito sua saúde!

Essas dicas são bem simples, se inseridas aos poucos no seu dia a dia, com o tempo seu bem-estar estará nas alturas.