Prevenção da Saúde


Quer virar um centenário? A dieta tem um papel importantíssimo na expectativa de vida. Saiba o que você pode fazer. Já.

13/11/2013 / Autor: www.saudevitalidade.com.br


A expectativa de vida de uma pessoa é determinada por uma série de fatores, inclusive o genético. Mas a dieta tem um papel  fundamental. Veja algumas coisas que você pode aprender com o clube dos centenários, pessoas que já chegaram ou estão próximas dos 100 anos de vida.
 
1. Coma vegetais – Um estudo feito pela Universidade de Palermo, na Itália, mostrou que os centenários da Sicília tinham uma dieta riquíssima em vegetais e grãos integrais e pobre de carboidratos refinados. Os vegetais são uma das melhores fontes de antioxidantes e fitoquímicos. Já se demonstrou quedietas à base de verduras e leguminosas conseguem desacelerar o processo de envelhecimento.
 
2. Reduza o tamanho das porções – Se um idoso com mais de 80 anos olhar para o tamanho de uma porção hoje em dia, certamente vai se espantar. Antigamente, elas eram, digamos assim, muito mais normais. Reduza o tamanho dos seus pratos e procure comer porções menores, várias vezes ao dia. O segredo é comer até se sentir quase repleto, nunca estufado.
 
3. Drinques? Poucos, por favor. Estudo publicado este ano revelou que pessoas que bebem muito e fumam apresentam um envelhecimento prematuro do cérebro, o que acaba por afetar a memória e a rapidez para pensar.


Fonte: http://www.saudevitalidade.com.br/
Lygia Haydée