Prevenção da Saúde


OS BENEFÍCIOS DOS GRÃOS

17/03/2014 / Autor: http://comerbemtdb.com.br/


Quando ouvimos falar em grãos, nem sempre sabemos exatamente a qual grupo alimentar estamos nos referindo. É comum muita gente confundir o grupo dos cereais, como o arroz, milho e a aveia, por exemplo, com o das leguminosas, como os feijões e lentilha. Mas é importante saber que, quando falamos em grãos, estamos nos referindo às sementes dos cereais!

De maneira geral, os grãos podem ser consumidos em sua forma integral ou processada. Os integrais, como o próprio nome diz, são aqueles encontrados em sua totalidade, ou seja, sem que sua composição original seja alterada. O grão integral é formado por três camadas, que fornecem diferentes nutrientes e igualmente importantes. Já os refinados, como o tradicional arroz branco, são formados apenas por uma destas camadas.

As camadas que formam os grãos são:

• Farelo: rica em fibras e vitaminas do complexo B.

• Endosperma: rica em carboidratos, proteínas e algumas vitaminas do complexo B. É a única parte que continua presente no grão refinado.

• Gérmen:  rica em vitaminas do complexo B, proteínas, antioxidantes e outros nutrientes.

Isso quer dizer que os cereais integrais, que possuem todas as camadas, possuem maior valor nutritivo do que os refinados. Por isso, sempre que possível, é bom optar pelos integrais! Alguns estudos também mostram que o consumo de cerais integrais pode estar relacionado com menor IMC (índice de massa corpórea), gordura abdominal e circunferência de cintura. Ou seja, além de melhorar a qualidade da sua dieta, deixando-a mais saudável e aumentando sua saciedade, ao consumir cerais integrais você ainda pode ganhar uma ajuda pra perder aqueles quilinhos extras!

Mas lembre-se que isso só irá acontecer se a sua alimentação estiver equilibrada de maneira geral. Os cereais são alimentos muito versáteis e combinam com diversas preparações nos mais variados momentos do seu dia. Um cereal matinal integral no leite pode muito bem fazer parte do seu café da manhã, bem como o arroz integral no almoço. Além disso, você pode fazer uma preparação levando algum ingrediente integral, como a farinha integral, por exemplo.

Quando for ao supermercado, observe as opções das prateleiras. Cada vez mais aparecem novas opções de grãos integrais e produtos que utilizam este tipo de ingrediente em sua composição. Mas não se esqueça: Fique sempre de olho nos rótulo dos alimentos para garantir uma boa qualidade nutricional!