Prevenção da Saúde


Saúde Bucal Das Crianças

21/02/2014 / Autor: www.saudeemmovimento.com.br


Dependendo de quantos anos têm os nossos filhos, devemos considerar uma série de orientações e dicas para garantir a sua saúde bucal em diferentes fases de crescimento:

§  0-6 meses: você deve utilizar um pano úmido para limpar suas gengivas. Outra recomendação importante é que durante a noite a mamadeira esteja cheia de água.

§  7-12 meses: às vezes a saída dos dentes de leite gera grande desconforto para os bebês. Nestes casos, você deve consultar com o seu pediatra. Também podemos dar uma chupeta ou brinquedo frio (sem congelar) para que sinta algum alívio. Quando se apresentarem os molares, devemos substituir o pano e usar uma escova de dente macia.

§  1-2 anos: uma vez por dia devemos passar o fio dental na boca de nossos filhos com muito cuidado. Devemos começar a ensiná-los a usar a escova e realizar a primeira visita ao dentista.

§  3-4 anos: a criança começa a escovar sozinha os dentes, utilizando para isso uma escova especial. A escova deve ser sempre substituída por outra a cada 3 meses, ou se a criança sofreu alguma doença. Devemos limitar o consumo de bebidas açucaradas e doces. Os exames odontológicos devem ser duas vezes por ano.

§  5-7 anos: nesta idade começam a aparecer os dentes permanentes. Você deve consultar com o seu dentista sobre a possibilidade de utilizar suplementos com flúor e/ou selantes dentários.

§  7-15 anos: verifique se os dentes estão bem fixados e posicionados e conversar com o seu dentista sobre a necessidade de utilizar um aparelho de correção. Deve-se reforçar os hábitos de higiene oral (escovação após cada refeição, usar fio dental todos os dias, etc.). Por último, mas não menos importante, devemos incentivar os nossos filhos a levar uma dieta saudável e equilibrada.

Fonte:
www.saudeemmovimento.com.br