Prevenção da Saúde


COLESTEROL FIQUE DE OLHO NO SEU

06/12/2013 / Autor: http://dtr2001.saude.gov.br


 Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.

   O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

   Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.

   O aumento do colesterol

   Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta.

   A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não-desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.

   A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente principalmente em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.

   As gorduras insaturadas estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las, sendo utilizado o processo alimentar. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Por isso, quando quiser deixar o pão mais saboroso, prefira a margarina light ou diet à manteiga.

   O bom e o mau colesterol

   Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assume algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" ( LDL - low density ou baixa densidade). Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é benéfico ao organismo. Já o mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso traz diversos malefícios.

   Os níveis de colesterol

   De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

·  Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue;

·  Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;

·  Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.

   O que fazer para diminuir o nível do mau colesterol

   Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e até mesmo diminuí-lo:

·Fazer exercícios físicos - a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto;

·  Não fumar - o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos;

·  Evitar o estresse - uma vida com menos estresse também, diminui o risco de infarto. Procure transformar suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação;

·  Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol - seja rigoroso no controle da alimentação. Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.

   Alimentos que ajudam a diminuir e a aumentar o colesterol

   Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo:

   Alimentos ricos em colesterol

·  Bacon

·  Chantilly

·  Ovas de peixes

·  Biscoitos amanteigados

·  Doces cremosos

·  Peles de aves

·  Camarão

·  Queijos amarelos

·  Carnes vermelhas "gordas"

·  Gema de ovos

·  Sorvetes cremosos

·  Creme de leite

·  Lagosta

·  Vísceras

   Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

·  Aipo

·  Couve-de-bruxelas

·  Bagaço da laranja

·  Ameixa preta

·  Ameixa preta

·  Couve-flor

·  Mamão

·  Amora

·  Damasco

·  Mandioca

·  Azeite de oliva

·  Ervilha

·  Pão integral

·  Aveia

·  Farelo de aveia

·  Pêra

·  Cenoura

·  Farelo de trigo

·  Pêssego

·  Cereais integrais

·  Feijão

·  Quiabo

·  Cevada

·  Figo

·  Vegetais folhosos

   Pronto, você já sabe o que é o colesterol e como evitá-lo. Na próxima vez que for fazer suas compras, opte por alimentos que ajudem a diminuir o colesterol e pense duas vezes antes de faltar à academia. Seu corpo agradece duplamente!

Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/