Prevenção da Saúde


Novidades para a saúde feminina: yoga aérea

28/11/2013 / Autor: http://socialbeauty.com.br



A novidade é relacionada a bem-estar e saúde da mulher, mas foi apresentada durante um desfile de moda. Ou seja, tudo a ver, pois a saúde deve estar sempre aliada à beleza. Estamos falando da yoga aérea, que foi conhecida durante o desfile da primavera-verão 2014 da badalada estilista Stella McCartney.

Durante a apresentação que Stella McCartney organizou para a Adidas houve a recriação de uma academia. No espaço havia seção para atletas e cenário do nado sincronizado e também diversas informações da yoga aérea.

E aí, ficaram curiosas? Vamos saber um pouco mais sobre o assunto? Quais seriam as vantagens e especificidades dessa modalidade? 

Em Londres, modalidade faz muito sucesso

Os blogs especializados logo trataram de pesquisar sobre o assunto e uma curiosidade bem interessante é o fato dessa modalidade ter surgido com mais ênfase nas terras londrinas. Lá, a London Academy of Performance and Dance é reconhecida como referência no assunto e já disponibiliza aulas de yoga aérea há bastante tempo. 

A yoga aérea é apresentada em dois formatos. O primeiro, também chamado de yoga antigravidade, é um pouco mais “performático”. Para colocá-la em prática é necessário utilizar o tecido acrobático (aquele utilizado em circos, que fica preso ao teto). Nesse tipo de yoga não há necessidade de apoio dos pés na parte do chão. Celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow ficaram encantadas com a técnica.

No caso da autêntica yoga aérea a prática é realizada em uma lona.  Alguns acessórios vão ser utilizados para facilitação das posturas. É uma estratégia utilizada para garantir maior estabilidade e ampliar o nível de relaxamento. 

Se forem comparadas a da antigravidade e a aérea, torna-se possível observar que a primeira tem um perfil mais aeróbico e a segunda é mais para objetivos de relaxamento.

Quais as vantagens?

Como essa é uma modalidade que trabalha bastante a questão do equilíbrio, você deve se preparar para exercitar os músculos. Especialmente os abdominais, que são exigidos ao máximo. Braços e coxas também são bem trabalhados e, de bônus, há uma considerável melhoria na flexibilidade. De acordo com especialistas, essa já é uma vantagem natural da yoga.

Não há restrições quanto a quem pode praticar yoga aérea. Até mesmo para as gestantes o exercício é recomendado. Quem sofre com dores e outros problemas nas costas também pode fazer da yoga uma grande aliada. Os diversos acessórios vão servir de apoio para o exercício. Indivíduos com doenças autoimunes é um outro público que deve usar e abusar da técnica. Aquelas mulheres que sentem necessidade de armazenar mais energia, pois frequentemente percebem-se fracas também terão vantagens em utilizar a prática. Em termos de frequência, os especialistas afirmam que a yoga aérea pode ser praticada diariamente. Porém, até mesmo em dois dias da semana é possível garantir um excelente resultado.

Muitas mulheres não gostam de academias ou exercícios mais pesados. Nesse caso, a yoga pode ser uma importante ferramenta para o equilíbrio e saúde tão necessários à rotina da mulher moderna.

E aí, vamos tentar?

Fonte: http://socialbeauty.com.br