Notícias


Setembro Amarelo: Palestras abordaram prevenção ao suicídio

02/10/2017 / Autor: OAB-PA



IMG 5686Realizado no plenário Aldebaro Klautau, neste sábado, o evento promovido pela Comissão de Saúde da OAB-PA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará é alusivo ao Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio foi aberto pelo presidente da CAA-PA, Oswaldo Coelho, e pela presidente da referida comissão temática, Lylian Leal Garcia.

Doutora em Psicologia pela UNB, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira abriu a programação ao proferir a palestra “Suicídio – Aspectos Gerais e Sociais”, enquanto que a advogada especialista em Direito Minerário e Previdenciário, Eveline Cavalcanti, ministrou a palestra “Testemunhal - Depressão, Suicídio, Dificuldades e Superação”.

IMG 5705Doutor em Bioética pela Universidade do Porto, José Antônio Cordero da Silva conduziu a palestra “Os Transtornos Mentais: Suicídio e Aspectos da Bioética”. Ao ressaltar que os casos que envolvem “questões bioéticas são os mais difíceis de serem tratados” e defendeu que é necessário “superar dilemas e quebrar tabus”.

Doutora em Psicologia pela UNB, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira ministrou a palestra “Suicídio e Luto” e enfatizou que “o luto acompanha a humanidade, é um problema universal”. A palestrante observou ainda que é preciso atentar aos sobreviventes. “É importante dar atenção aos que ficam”, destacando a utilização de procedimento denominado “pósvenção ao suicídio”, que é trabalhar com quem ficou atingindo pelo fenômeno.

IMG 5733Ao frisar que o suicídio atinge todos os membros da sociedade, como familiares, amigos e colegas de trabalho, a psicóloga com Doutorado pela Universidade Nacional de Brasília salientou que é importante também debater a temática durante o ano inteiro, não somente em um período, dada a relevância.

Psicóloga clínica e psicanalista, Susette Matos proferiu a palestra “A Ideação Suicida em Estudantes de Graduação”. Os participantes do evento que lotou o plenário da OAB-PA ainda foram contemplados com a palestra “Tratamento Médico das Enfermidades Mentais e Prevenção do Suicídio”.

Fotos: Yan Fernandes